quarta-feira, 16 de abril de 2014

Uma reflexão sobre a “Prática Educacional em Creches”

GRUPO 4A

Professor Altino José Martins Filho

Educação Infantil: ser professor e professora


Trazer propostas, atribuir intenção ao que se faz e refaz. Ouvir propostas e valorizar o que as crianças trouxeram consigo. Ampliar o universo. Preencher vazios e não permitir a rotinização da vida. Transformar as rotinas em vida cotidiana. Interligar, mudar para melhorar nosso dia a dia. Plantar afetividade e colher amorosidade. 

Potencializar as pequenas coisas da vida cotidiana, prestar atenção aos detalhes, olhar para os pormenores, viver as minúcias, penetrar no mundo infantil, despertar para ouvir as vozes das crianças. Destacar um conjunto de peculiaridades que diferem as crianças dos adultos. Se encantar.

Inserir gestos de delicadeza, sutilezas e desenvolver a empatia com as crianças. Também entre os adultos. Melhorar a convivência coletiva. Organizar ambientes, estruturar espaços para mudar comportamentos. Criar interações. Convidar e inovar. Ocupar-se das coisas da vida e permitir continuidades. Transgredir. Criar autoria.

Organizar o café da manhã de um jeito bonito e agradável. Utilizar outros locais além do ambiente agitado do refeitório. Trazer um tecido de casa que se transforma em uma linda toalha para um piquenique. Imprimir marcas pessoais. Cultivar uma planta. Respeitar os que querem dormir, mais também os que não querem dormir. Talvez, não obrigar a dormir. Gostar de lembrar o que foi realizado. 

Música com surpresas na chegada, muitas histórias contadas, dramatizar com as crianças e tornar o palco da vida um grande espetáculo. Encantar-se com as coisas simples, sem simplificar a vida cotidiana. Mexer em água, areia. Misturar tudo, fazer um bolo, cantar parabéns. Engajar-se e interagir. 

Brincar sempre, deixar o tempo passar sem pressa, não olhar para o relógio, deixar a vida ser contagiante em seu percurso diário, desacelerar. Gestos acompanhado de palavras. Acolhida com abraços. No final do dia, despedidas com gosto de querer estar de volta. 

Exercer a docência sem aplicar receitas. Compartilhar significados lendo a realidade. Apostar em um protagonismo mútuo. Apresentar projetos. Seguir um rumo. Tarefas a cumprir e assumir a responsabilidade: limpar narizes; amarrar tênis; trocar fraldas; alimentar; acalentar; oferecer colo; trocar a roupa; tomar café; colocar a dormir, cuidar... 

Atualmente falamos de especificidade da educação infantil, da indissociabilidade entre cuidar e educar, isto talvez, significa que:

lambuzarem-se,
sujarem-se, 
molharem-se e secarem-se levam as crianças aprender o mundo;
experienciar a vida;
desenvolver as suas humanidades...

Tudo isto faz parte dos afazeres no contexto de vida coletiva na Creche.

Abaixo encaminho fotos do Grupo IV, no qual revela nossa busca em construir uma prática educacional para o entusiasmo, inusitado e extraordinário no dia a dia com as crianças. Muitos são os desafios, quando estamos vivendo o cotidiano.

As fotos são de nossos cafés da amanhã!










PROFESORES- ALTINO, FRAN, SILVIA

3 comentários:

  1. BELO TRABALHO, SOU UMA MÃE ORGULHOSA DE TER MINHA FILHA COM O PROFESSOR ALTINO,FRAN,SILVIA E OUTRAS PROFESSORAS Q NO MOMENTO ESTÃO JUNTAS MUITO OBRIGADA OS PAIS DA ANA LUIZA ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Silvia por acompanhar nosso trabalho de perto.
    A Ana é uma menina muito privilegiada de ter seus pais tão dedicados e atentos.
    Abraços
    Altino e Francileide

    ResponderExcluir