terça-feira, 17 de março de 2015

ARTE...

“Corpo e Parede”
A Criança e a Linguagem da Pintura


Partimos de uma compreensão que o ser da criança precisa ser alimentado com coisas boas, isto por meio de situações educacional-pedagógicas que desacomodem o pensar e o fazer a prática da docência. A linguagem da pintura é uma excelente oportunidade para as crianças viverem experiências significativas e de livre expressão para a sua constituição humana e a livre produção da cultura infantil.


Quem está nas instituições de educação infantil acompanha que em muitos casos o ”ser da arte encontra-se no porão” (OSTETTO, 2014), seja de crianças ou de adultos. Ele fica preso no subsolo das percepções, sensações e experiências. As propostas curriculares ainda não contemplam suficientemente as dimensões da arte no cotidiano diário. A arte em muitas situações aparece para decorar lembrancinhas, confeccionar enfeites para portas, paredes e tetos, ou quando não, preencher o tempo após alguma atividade considerada cognitiva. Percebemos que falta uma reflexão consistente sobre a arte como experimentação do mundo e da cultural.


Há tempos venho pensando sobre o desafio que temos em compreender como são reconstruídas, reelaboradas e expressas as representações e simbolizações das crianças, mesmo as de zero a três anos, quando nos deixamos ser preenchidos pela leveza da criação e imaginação. Isto nos faz pensar e propor outras formas de trabalhar com a arte junto às crianças pequenas.

Há que se construir nas práticas o exercício de ouvir, ver, perceber e sentir, suspendendo o automatismo das ações e cultivando a atenção às minúcias da vida cotidiana. A arte sendo vivida e permitida com nitidez e extrapolando os modos convencionais, é experimentada com o corpo inteiro e vai além das evidências explícitas pela racionalização.  






A arte é portadora do inédito. Possibilita o extraordinário no decorrer da vida cotidiana. Inaugura novas formas de perceber e produzir o mundo e a si mesmo. Ajuda a reinventar o currículo e a narrar a vida com força motivadora para avançarmos em um outro mundo possível: com mais alegria, com mais colorido, com mais sutileza e com mais riso.
Texto Professor Dr. Altino José Martins Filho
Proposta Desenvolvida com o Grupo III
Professoras Andrea Christianne Botter e Andréia Cristina Rodrigues; Professor Altino José Martins Filho.


4 comentários:

  1. Parabéns à todos os envolvidos nesta atividade, muito legal!

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  2. Muito gratificante ver as crianças envolvidas e
    explorando o mundo das artes...
    Parabens a todos que participaram dessa experiencia
    bjos
    Debora C A Rodrigues.

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  3. Muito gratificante ver as crianças envolvidas e
    explorando o mundo das artes...
    Parabens a todos que participaram dessa experiencia
    bjos
    Debora C A Rodrigues.

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  4. simplesmente demais...as crianças gostam porque nÃo fazer mais vezes...
    parabéns aos envolvidos...

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